Seja Bem-vindo!!!

É uma honra a tua participação em nosso blog. Sinta-se à vontade e usufrua dos seus benefícios.







Temas Personalizados

Lembro aos leitores que o tema pode ser sugerido. Basta me enviardes as vossas sugestões e procurarei desenvolvê-lo dentro das perspectivas. Este é azo da existência deste blog. Participai!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Álcool: Ilusão Suicida.

A Porta de Entrada

Muitas são as razões pelas quais os jovens, e também adultos, enveredam por um caminho escuro e tenebroso: o alcoolismo. Estudos nos mostram que dentre as mais apontadas estão a curiosidade, a influência, a idéia de status e a busca por uma fonte de poder.

Hodiernamente já não há idade para ingressar no mundo do álcool. Adolescentes, sim também crianças, já ingerem bebidas alcoólicas livre e abertamente, como se não houvesse censura. Pesquisa realizada em 5 capitais brasileiras revelou que 45% dos jovens entre 13 e 19 anos envolvidos em acidentes, haviam ingerido bebida alcoólica.

Existe uma errônea e perigosa idéia circulante de que beber socialmente não induz o indivíduo a ser alcoólatra. Na verdade, existem algumas pessoas que ingerem moderadamente bebidas alcoólicas e são alcoólatras sem terem consciência desse problema. O alcoolismo é manifestado quando o indivíduo já não domina a vontade de beber, seja moderadamente ou não.

Saúde Afetada

O álcool causa prejuízo à nossa saúde. De acordo com a Revista Plantão Médico – Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, o álcool é a droga que mais detona o corpo (tanto quanto a cocaína e o craque); a que mais faz vítimas; e é a mais consumida entre os jovens no Brasil. O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos de ação cancerígena que entram no processo de fabricação das bebidas. Os efeitos corrosivos diretos do álcool sobre o esôfago e estômago provocam gastrite, úlcera péptica, esofagite e síndrome de Mallory-Weiss (sangramento das lágrimas na mucosa, na junção do estômago e esôfago, normalmente causada por fazer muito esforço para tossir ou vomitar).

Nem os recém-nascidos são indenes à ação do álcool. A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), termo utilizado para descrever os efeitos comumente observados nos filhos de mães alcoólatras, que consiste em tamanho pequeno, face anormal, outras anormalidades físicas e retardo mental. Ocorrência: 1 a 2 casos por mil nascidos vivos.

A Maior Tragédia

Mas há um mal de conseqüências mais drásticas que eclode pela ação do alcoolismo: o dano à família. Não poucos lares já experimentaram seus amargos efeitos. Famílias que gozavam harmonia e perfeita paz, viram-se vítimas da ação avassaladora desse espectro. Crianças que antes descansavam na confiança da simples presença dos pais, vivem agora aprisionadas pelo medo, traumatizadas pelas inúmeras ocasiões em que assistiram cenas lamentáveis de desentendimentos, muitos dos quais culminaram em violência e tragédia. Esses consectários se refletem diretamente no rendimento escolar, nas relações sociais futuras. O número de lares destruídos, resultante do alcoolismo, é assustador e tem se tornado preocupação para estudiosos e autoridades.

A Saída

Estás dominado pelo álcool, caro leitor? Tua vida que já fora um baluarte para os que te rodeiam, está hoje inflamada pelo vício do alcoolismo a ponto de trazer tão-somente ignomínia aos teus entes queridos? Teus alvissareiros projetos foram todos destruídos por este inimigo sutil? Se tu enveredaste por este caminho, quaisquer que tenham sido as razões, ainda há esperança de liberdade. A possibilidade de tua vida novamente exalar um aroma suave aos que te estimam, ainda está ao teu alcance. Tudo só depende de ti.

No caminho de volta, há um elemento assaz importante para que possas alcançar a cura total: o reconhecimento de que necessitas de ajuda. A partir daí, todos os teus esforços, canalizados para a tua recuperação, serão de grande ajuda, quiçá a de maior importância. Ninguém que se disponha a mudar o rumo de sua vida, em busca da vitória sobre seus fracassos sociais e morais, e ponha os pés na estrada do recomeço, deixará de receber o auxílio do Amigo divino. Se assim não fora, não veríamos tantos testemunhos de pessoas que eram tidas como irrecuperáveis, agora vibrantes em sua nova vida.

Meditai sobre isso, nobre leitor! Pensai no bem incalculável que poderás obter se decidires dar cabo a esta ilusão que não tem outro fim, senão a morte. Se tua imagem desgastada, corrompida, refletida no espelho não for suficiente para arrancar de ti uma decisão, olhai para tua esposa, para os teus filhos, para aqueles que sofrem dia após dia, aguardando o teu regresso à sensatez. Imaginai o teu lar restaurado, com a confiança reconquistada dos teus, com a admiração novamente desenhada no rosto dos teus rebentos, os quais poderão exprimir com emoção: “este é o nosso pai”.

Há um poder no homem, outorgado por Deus, que só a ele compete o exercício. É o poder da escolha; a força da vontade. Se decidires pela recuperação, encontrarás junto às marcas de teus passos regressivos, as do teu Redentor. Ele não te deixará sozinho, pois será Ele o teu próprio ajudador. Ele será o teu guia. Não há o que temer nem espaço para a dúvida.

Há uma coroa de vitória te esperando, caro leitor. Existe um novo e maravilhoso horizonte totalmente traçado para o teu viver. Todo o céu te aguarda, assim como aqueles que te amam e ansiosamente desejam que sejas um vencedor. E serás, basta que te determines recomeçar. Não aguardes melhor oportunidade, faça-o agora, pois amanhã poderá ser muito tarde.

Está escrito: E o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora. São João 6:37.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja maduro e consciente. Reflita cada palavra a ser postada, sob o seguinte aspecto moral: promoverei algum crescimento intelectual, social, ético, espiritual naqueles que contemplarem meus pensamentos? Amplexos.

About This Blog

  © Blogger template 'Ultimatum' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP